16/12/2014 às 12:46 - Atualizado em 18/02/2016 às 21:16

Varejo do Piauí registra crescimento de 7,0%

Os dados da Pesquisa Mensal do Comercio (PMC) divulgada pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) apresentam crescimento no varejo, tanto em volume de vendas como em faturamento no mês de outubro.


VAREJO RESTRITO

O Varejo Restrito é o índice de acompanhamento conjuntural do comércio varejista, sem considerar as vendas de veículos e peças e material de construção. No mês de outubro o comércio varejista restrito do Piauí obteve uma variação positiva de 7,0% frente ao mesmo mês do ano de 2013. E na mesma base de comparação o Índice da Receita Nominal de Vendas no Comércio também foi positivo (13,0% ). Destaques do mês foram os Estados de Roraima com 20,7% de crescimento, Rondônia (14,4% ), Amapá ( 13,9% ) e Pará ( 12,8% ).

O Presidente da FECOMERCIO-PI, Valdeci Cavalcante assegura que o bom desempenho do varejo pode ser explicado pelas liquidações realizadas no período e pelo estímulo provocado pelas expectativas do consumidor receber a segunda parcela do 13º salário previsto para dezembro. O consumidor arrisca nas compras porque é certo que sai em dezembro a segunda parcela do 13º que é quando se vence a primeira parcela das compras.


VAREJO AMPLIADO

Outro indicador publicado na mesma data pelo IBGE é o Índice do Volume de Vendas no Comércio Varejista Ampliado que é formado pelo Índice do Varejo Restrito somado com as vendas de Automóveis e peças e Material de construção. No mês de outubro comparado com o mesmo mês do ano anterior foi registrado um crescimento de 7,2%. No acumulado do ano este indicador mostrou um crescimento de 1,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. E nos últimos 12 meses comparado com o mesmo período obteve um índice de crescimento de 2,0%.

Isso mostra que as vendas de automóveis ficou estável no mês de outubro, mas o faturamento de material de construção foi positivo por causa do programa minha casa melhor no qual o consumidor contemplado com a casa no programa “minha casa minha vida” tem direito a um empréstimo de R$ 5.000,00 para mobiliar a casa.

 

Fonte: Elaboração Fecomércio/PI

          Dados: IBGE

 

Sobre o Sindicato

Sindicato do Comércio Varejista de Teresina

  • Endereço:
    Rua Clodoaldo Freitas nº 1131 - Centro
  • CEP: 64000-360
  • Processo: 710
  • Telefone(s):(86) 3222-5634
    Fax:(86) 3223-8253
  • Email contato: sindivarejistapi@hotmail.com
  • Presidente:
    ROSÂNGELA BRANDÃO DE OLIVEIRA CAVALCANTE